terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Web2.0 - uma reflexão, uma despretenciosa reflexão...

Os utilizadores são fundamentais. Eles fornecem conteúdos, trocam informações e comunicam. A uma escala global há gente que não se conhece a trabalhar em conjunto em web-sites. Foi assim que nasceu a Wikipédia, a maior enciclopédia unicamente compilada por voluntários. Mas qual o valor de toda esta informação? Terá a verdade passado finalmente para as mãos do povo?
O que aconteceu por volta do ano 2000 foi o surgimento de uma nova era de participação em que o princípio básico não é o “o que eu preciso” ou “o que eu quero” mas sim "o que eu posso”. Eu consigo fazer isto, quero que a minha voz seja ouvida, quero dar a minha opinião, o meu contributo, quero ser um player e não mais um mero espectador. Começamos apenas a desvendar o potencial desta tecnologia, neste momento são só miúdos a carregar imagens e vídeos, mas já há tecnologia que lhes permitirá, muito facilmente e em breve, fazer animações e criar canais de TV completos online. Estamos apenas a explorar modelos, a possibilidade de pessoas que estão distantes se reunirem e criar coisas novas. Vejo aqui um grande potencial. O 3º mundo, por exemplo, na China, Myanmar, Vietnam ou qualquer outro regime autoritário do mundo, tem agora mais esperança de criar uma base política democrática, penso que a longo prazo tem um enorme potencial para tornar as sociedades mais democráticas porque hoje ninguém é daqui ou dali, somos todos de todo o mundo, graças à Web2.0!

0 comentários:

Enviar um comentário

Network